quarta-feira, 18 de março de 2015

Trinta e oito anos sem José Carlos Pace

Há 38 anos falecia José Carlos Pace. O piloto com fama de "arrojado" e "bom de braço", estreou no automobilismo em 1966 e chegou à Fórmula 1 em 1972.

José Carlos Pace faleceu vítima de um acidente aéreo em 1977 (Foto: Arquivo)

Pace conquistou somente uma vitória em toda sua carreira, mas praticamente todos que o viram correr dizem que ele tinha chances de ganhar o título mundial da principal categoria do aumobolismo caso não tivesse embarcado em um avião na noite de 18 de março de 1977.

O "Moco", como era conhecido por por não querer de responder as perguntas, estreou no automobilismo disputando provas de Turismo. Já em 1970, disputou o campeonato inglês de Formula 3 e foi campeão. Na Fórmula 1, estreou pela Williams que ainda usava carros da temporada anterior, da extinta equipe March.

Em 1972, Pace estreou na F1. Mesmo com seu carro fraco, conseguiu bons resultados em sua 1ª temporada, conquistando três pontos - terminando o GP da Espanha em 6º e da Bélgica em 5º. No ano seguinte, ele assinou dois contratos: Com a Ferrari (para disputar um mundial a parte conhecido como “Mundial de Marcas” e com a equipe Surtees, porém, a Ferrari, logo o trocou por Nick Lauda e, mesmo sendo também uma equipe modesta, o piloto conquistou 7 pontos, fechando o mundial em 11º. 

Em 1974, Carlos foi convidado para fazer parte da equipe Brabham. Na escuderia, ele conquistou seu primeiro pódio, no GP dos EUA, terminando a prova em 2º lugar, porém, em relação a seu colega de equipe, seu desempenho foi bem mais modesto. 

Pace conquistou sua única vitória na F1 em 1975, no GP do Brasil (Foto: Arquivo)

Mesmo assim, em 1975, era considerado um dos candidatos ao título. No 1º GP da temporada, ele estava em liderando a corrida quando seu carro apresentou problemas e ele foi forçado a abandonar a corrida. No GP seguinte, o do Brasil, Pace conquistou sua 1ª vitória. Neste ano ele ainda conseguiu mais dois pódios, porém, a maioria das provas não conseguiu completar, e terminou o campeonato em 6º.

José Carlos Pace faleceu em 18/03/1977, vítima da queda de um avião de pequeno porte na Serra da Cantareira, Mairiporã, São Paulo. Em homenagem ao piloto, o Autódromo de Interlagos recebe o nome de Autódromo José Carlos Pace.

Por: Fabio Rabello

Nenhum comentário:

Postar um comentário