quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dudu vira desfalque no Palmeiras por 180 dias após empurrar árbitro na final do Campeonato Paulista

O atacante Dudu está suspenso por 180 dias, por empurrar o árbitro do segundo jogo da final do Campeonato Paulista contra o Santos. Em razão desse ato, classificado como agressão pelo TJD-SP (Tribunal Justiça Desportiva), Dudu acabou sendo alvo dos seguintes artigos:

243-F – ofensa ao árbitro (não rendeu punição ao atleta);
250 – ato hostil (punição de 1 jogo de suspensão na próxima edição do estadual); 
254-A – praticar agressão física (suspensão mínima de 180 dias).

Dudu aguardando o resultado do seu julgamento do TJD-SP. (Foto: ESPN.com.br)

Durante o julgamento, o atleta afirmou que não se lembrava de proferir palavras de baixo calão ao árbitro e, ainda, que o empurrão foi apenas para chamar a atenção do árbitro.

O advogado de defesa pediu absolvição do artigo 254-A, usando até um estudo de biomecânica para argumentar que o empurrão de Dudu não foi uma agressão. Apesar de citar os casos de Petros (recentemente) e de Zidane com Materazzi (na final da Copa de 2006) para correlacionar a velocidade dos “golpes”, o advogado não obteve sucesso.

Recurso: O Palmeiras vai recorrer ao Pleno do TJD da Federação Paulista de Futebol (FPF), tentando novamente desqualificar o artigo de agressão para diminuir a pena imposta pelo tribunal. No momento, cogita-se que será pedido um efeito suspensivo até o próximo fim de semana e, caso o departamento jurídico obtenha êxito, Dudu entrará em campo domingo, contra o Goiás, no Allianz Parque.

Por: Ezequiel Moyses

Nenhum comentário:

Postar um comentário